Tumores cutâneos

O que são tumores cutâneos?

Os tumores cutâneos, mais conhecidos como cânceres de pele, são irregularidades que surgem devido ao desenvolvimento anormal das células da pele.

Esse é o tipo de câncer mais frequente no Brasil, correspondendo a 25% de todos os tumores malignos registrados no País.

O câncer de pele apresenta neoplasias diferentes, que é quando a proliferação celular resulta em tumor benigno ou maligno. Sendo assim, pode variar em:

Quais os fatores de risco para os tumores cutâneos?

Estima-se que os principais fatores que influenciam no surgimento dos tumores cutâneos são:

Como identificar os tumores cutâneos?

Os tumores cutâneos, geralmente, possuem coloração rósea, avermelhada ou escura, têm crescimento progressivo, coçam, descamam e mudam de consistência e possuem formato e bordas irregulares.

Como tratar tumores cutâneos?

Ao perceber qualquer lesão na pele que não está cicatrizando e apresenta mudanças de aspectos, você deverá procurar o dermatologista, que fará o exame clínico e também uma análise mais profunda por meio da biópsia..

Qual é o tratamento indicado para tumores cutâneos?

O tratamento inicial consiste na retirada cirúrgica da lesão e do tecido ao redor por meio da excisão cirúrgica. Dependendo da profundidade do tumor, o cirurgião também poderá optar por fazer uma linfadenectomia para remover os gânglios linfáticos mais próximos. A quimioterapia ou radioterapia serão utilizados nos casos onde o câncer está mais avançado e pode ter atingido outras camadas do corpo.

Pós operatório e recuperação

Boa parte das cirurgias para câncer de pele são feitas com anestesia local, no Centro Cirúrgico Ambulatorial, sem necessidade de internação. O paciente deverá cuidar para que o curativo permaneça limpo e seco. Além disso, deverá evitar exposição solar e esforço físico.

Quanto custa a cirurgia para remoção dos tumores cutâneos?

O valor do procedimento varia de acordo com o hospital escolhido para sua realização, equipe médica envolvida e técnica utilizada. Portanto, apenas o especialista poderá avaliar caso a caso para estipular um valor.

Quer marcar a sua consulta?

Clique aqui e agende pelo WhatsApp