Herniorrafia

O que é herniorrafia?

Herniorrafia é o procedimento cirúrgico para o tratamento de diferentes tipos de hérnias que podem surgir no corpo quando algum órgão interno se desloca e fica saliente por baixo da pele ou em decorrência de alguma outra cirurgia prévia É mais comum que as hérnias apareçam em regiões como umbigo, abdômen, coxa, virilha e coluna.

Quando realizar a herniorrafia?

De maneira geral, as hérnias costumam apresentar uma saliência na pele bastante perceptível e que pode causar dor ou incômodo, principalmente, quando a pessoa realiza qualquer tipo de esforço físico (como por exemplo a prática de esportes, serviços domésticos, o ato de tossir, entre outros).

A hérnia incisional é mais frequente em decorrência de cirurgias abertas, mas também ocorre após cirurgias minimamente invasivas. Consiste no fechamento do anel herniário e, muitas vezes, é necessária a colocação de uma tela para evitar recidiva da hérnia. Ao primeiro sinal do surgimento da hérnia, o paciente deve procurar um cirurgião geral, que examinará a hérnia e solicitará uma ultrassonografia para ter um diagnóstico mais preciso e dar seguimento nos procedimentos para a realização da cirurgia.

Há casos mais graves onde a hérnia pode inchar e aumentar de tamanho, ter sua coloração alterada e, ainda, causar dor muito forte no paciente. Nesse cenário, deve-se procurar os serviços de urgência.

Como é feita a herniorrafia?

A herniorrafia pode ser realizada por meio convencional ou por laparoscopia. No método convencional, o cirurgião aplica a anestesia local para poder fazer a incisão no local da hérnia para a colocação de telas especiais que ajudarão no reposicionamento do órgão e reforço dos tecidos (para que não ocorra o deslocamento novamente).

Cada caso deve ser avaliado pelo cirurgião, que pode optar por colocar ou não a tela e, caso opte por utilizá-la, deve escolher o tipo de tela mais adequado para aquele caso. Na herniorrafia por laparoscopia, o paciente receberá uma anestesia geral para que o cirurgião faça pequenas incisões na região e introduza o laparoscópio e as pinças para o posicionamento do órgão que se deslocou.

O procedimento tem duração de 1 a 2 horas, mas o paciente pode ficar internado por até 48 horas para observação.
A avaliação do paciente, o entendimento das suas expectativas e rotinas de vida são fundamentais para o sucesso terapêutico.

Quais os riscos da herniorrafia?

A herniorrafia é considerada uma cirurgia bastante simples, mas deve ser realizada em um hospital confiável, pois erros durante o procedimento podem causar sangramentos ou acúmulo de líquidos no local e isso pode gerar outros tipos de complicações.

Pós operatório e recuperação

O paciente deverá cuidar do curativo para mantê-lo sempre limpo e seco, além de tomar as medicações indicadas pelo médico. Os pontos serão removidos em até 14 dias após a cirurgia, que é o mesmo prazo para o retorno ao trabalho (conforme o estado de saúde do paciente). Durante o período de recuperação (em média, 30 dias) o paciente deverá fazer caminhadas leves e manter uma alimentação saudável.

Quanto custa
a herniorrafia?

O valor do procedimento varia de acordo com o hospital escolhido para sua realização, equipe médica envolvida e técnica utilizada. Portanto, apenas o especialista poderá avaliar caso a caso para estipular um valor.

Quer marcar a sua consulta?

Clique aqui e agende pelo WhatsApp