Hérnia de hiato

O que é hérnia de hiato?

O hiato é um orifício que fica no diafragma (músculo localizado entre a cavidade torácica e a abdominal) por onde passa o nosso esôfago, órgão responsável por levar a comida até o estômago. A hérnia de hiato surge quando os ligamentos que mantém o esôfago no seu devido lugar ficam mais frouxas ou o próprio hiato se alarga fazendo com que parte do órgão escape em direção ao tórax.

Quando realizar a cirurgia de hérnia de hiato?

Conforme há o aumento de tamanho, a hérnia de hiato passa a causar dificuldade para engolir os alimentos e dores no peito. Além disso, é bastante comum que as pessoas sintam queimação e refluxo porque o esôfago acaba permitindo que restos de alimentos retornem pelo mesmo local.
Quando a hérnia não evolui de tamanho e não causa nenhum sintoma no paciente, não há a necessidade de fazer a cirurgia para correção.

Como é feita a cirurgia de hérnia de hiato?

A laparoscopia é o método mais utilizado atualmente para a correção da hérnia de hiato. Neste tipo de cirurgia, o paciente recebe uma anestesia geral para que o cirurgião realize pequenas incisões na região do abdômen para introduzir o laparoscópio e as ferramentas que usará para corrigir o esôfago e a hérnia.

Quais os riscos da cirurgia de hérnia de hiato?

Antes de submeter o paciente à cirurgia, o médico cirurgião pedirá alguns exames para avaliar sua saúde e prevenir qualquer tipo de complicação. Mesmo com todos os cuidados e por menor que sejam os riscos, o procedimento pode gerar sangramento, trombose ou infecção no local do corte ou órgãos próximos do estômago.

Pós operatório e recuperação

O paciente precisará ter alguns cuidados depois da cirurgia para ter uma recuperação tranquila. Alguns desses cuidados são:
Além desses cuidados, o paciente deverá tomar os medicamentos recomendados pelo seu médico e cuidar dos curativos para que permaneçam sempre limpos e secos.

Quanto custa a cirurgia de hérnia de hiato?

O valor do procedimento varia de acordo com o hospital escolhido para sua realização, equipe médica envolvida e técnica utilizada. Portanto, apenas o especialista poderá avaliar caso a caso para estipular um valor.

Quer marcar a sua consulta?

Clique aqui e agende pelo WhatsApp