Linfadenectomia

O que é linfadenectomia?

A linfadenectomia pode ser um procedimento único ou associado a outras ressecções: consiste, de uma maneira geral, na retirada dos gânglios linfáticos regionais; seja com intuito terapêutico, diagnóstico ou para estadiamento.

Quando realizar a linfadenectomia?

Como citado acima, pode ser indicada na necessidade de avaliação de gânglios linfáticos para diagnóstico de neoplasias hematológicas, para estadiamento de neoplasias sólidas já conhecidas ou para a ressecção completa das lesões neoplásicas, com intuito curativo.
Algumas vezes, ela é realizada em conjunto com outros procedimentos, como ressecções de pele, mastectomias, gastrectomias, etc.

Como é feita a linfadenectomia?

O paciente recebe uma anestesia geral ou bloqueio, para que seja feita a incisão na pele, na área dos linfonodos afetados. O cirurgião, então, remove o tecido linfático próximo e alguns tecidos moles subjacentes que serão avaliados. Quando a linfadenectomia está associada a outros procedimentos, como gastrectomia, a retirada dos gânglios linfáticos é realizada pela mesma via de acesso (incisão/corte, minimamente invasiva).

Quais os riscos da linfadenectomia?

A linfadenectomia pode causar efeitos colaterais como fraqueza ao levantar o braço acima da cabeça, dormência da orelha, desvio do lábio inferior e sensação de peso no ombro.

Pós operatório e recuperação

Após submeter-se ao procedimento, o paciente permanecerá internado, em média, por 3 dias com dreno para remoção de fluídos. É comum que nesse período surjam sintomas como náuseas, vômitos e dor.

Ao ser liberado da internação, o paciente deverá permanecer em repouso por até 14 dias para evitar edema, sangramento ou acúmulo de líquidos e evitar esforços físicos por pelo menos 4 semanas.

Também é recomendado que faça fisioterapia para manter a amplitude do movimento do ombro e fortalecer a musculatura local.

Quanto custa a linfadenectomia?

O valor do procedimento varia de acordo com o hospital escolhido para sua realização, equipe médica envolvida e técnica utilizada. Portanto, apenas o especialista poderá avaliar caso a caso para estipular um valor.

Quer marcar a sua consulta?

Clique aqui e agende pelo WhatsApp