Gastrectomia

O que é gastrectomia ?

A gastrectomia é a cirurgia que remove parte do estômago (ou o órgão por completo) para tratar problemas de saúde relacionados ao sistema digestivo, como úlceras, tumores ou até mesmo a obesidade.

Quando realizar a gastrectomia?

Os problemas de saúde que afetam o estômago costumam ser percebidos rapidamente pelos pacientes, pois é comum que eles apresentem dores depois das refeições, náuseas, azia, entre outros sintomas.

Ao apresentar qualquer um desses desconfortos frequentemente, a recomendação é que você procure um gastroenterologista para investigar as causas e seja orientado quanto ao tratamento mais adequado.

A gastrectomia, por exemplo, poderá ser indicada para os casos onde foi encontrado algum tumor no estômago ou para os casos onde o tratamento por meio de medicamentos não foi completamente eficaz. Essa cirurgia também poderá ser indicada para pessoas obesas que estão com sua saúde comprometida e precisam perder peso.

Como é feita a gastrectomia?

A gastrectomia poderá ser realizada de modo convencional (cirurgia aberta) ou por vídeo (laparoscopia). A segunda opção é a mais recomendada, atualmente, porque é menos incisiva e o processo de recuperação do paciente é muito mais rápido.

Quais os riscos da gastrectomia?

A cirurgia de gastrectomia pode apresentar riscos de trombose, tromboembolismo pulmonar, sangramento, pancreatite aguda ou fístula pancreática, entre outros. Nos casos onde haverá remoção total do estômago, o paciente precisará adaptar sua alimentação para que seja mais leve e saudável e dividida em pequenas porções.

Pós operatório e recuperação

Para a realização da gastrectomia, o paciente poderá permanecer internado de 2 a 10 dias (dependendo do nível de remoção do estômago).

Durante a internação, permanecerá com drenos para redução dos líquidos no corpo e também com sonda nasoenteral para alimentação. Inicialmente, o paciente fará a ingestão exclusiva de líquidos, fazendo a transição gradual para alimentos pastosos e, por último, sólidos, conforme sua recuperação.

Será muito importante que o paciente cuide da hidratação do organismo e, portanto, consuma bastante água diariamente, além de ingerir os nutrientes necessários para que o corpo se recupere completamente.

Quanto custa a gastrectomia?

O valor ou preço de uma cirurgia pode variar em função da técnica cirúrgica utilizada e do tempo de internamento, entre outros fatores.

Apenas o cirurgião (especialista em cirurgia geral) poderá determinar o valor da cirurgia após avaliação em consulta.

Quer marcar a sua consulta?

Clique aqui e agende pelo WhatsApp